Seu médico é um caubói ou um mecânico de automobilismo?


Neste vídeo falamos sobre cada médico, cada médica e equipe multidisciplinar poder ser classifica como: cowboy/cowgirl ou mecânico(a) de automóveis. Isso mesmo, no discurso do Dr. Atul Gawande, na formatura da turma de medicina da Harvard Medical School em 2011, ele fez essa analogia com caubóis e mecânicos para explicar as diferentes formas de um profissional de saúde trabalhar de modo individual ou em equipe. 


Os caubóis e “cowgirls” seriam os profissionais que aprenderam na faculdade e ainda trabalham de forma menos integrada com o restante da equipe, fazendo quase todas suas atividades de forma autônoma e não necessitando de interações com outros profissionais, a exemplo do estereótipo do caubói.  


Por outro lado, os(as) mecânicos(as) de corrida são os(as) profissionais que aprenderam a trabalhar com grande coordenação e interação com outros membros da equipe, com o objetivo de atingirem juntos e de forma coordenada o objetivo, a exemplo do que ocorre nos boxes de troca de pneus nas corridas de automobilismo. 


De acordo com o discurso do Dr. Atul Gawande, medicina e a saúde tradicionalmente formam profissionais para atuarem como caubóis, mas o futuro da saúde necessitará, cada vez mais, de mecânicos de automobilismo, para que o objetivo central do sistema de saúde, que é criar valor para o paciente (melhorar sua condição clínica de saúde), seja atingido de forma recorrente e sustentável em todo o sistema de saúde. Confira a íntegra do discurso do Dr Atul Gawande nas referências. 


Assistiu a esse vídeo e gostou? 

Para saber mais sobre medicina, sistema de saúde e os impactos sobre nós pacientes, se inscreva no canal:

https://www.youtube.com/NóbregaLucas


Quer ser parceira ou parceiro na criação de valor? 

lnobrega@uspharvard.com


Referências:


Transcrição do discurso na íntegra do Dr Atul Gawande para a turma da Harvard Medical School publicada no “The New Yorker”:

https://www.newyorker.com/news/news-desk/cowboys-and-pit-crews


Filmagem amadora que fiz durante o discurso em 2011 (se conhecer uma versão profissional por favor deixe nos comentários): 

https://youtu.be/pG-VBBY4bwY?t=83


Link para curso da Harvard Business School sobre Value-Based Health Care (INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS):

https://www.isc.hbs.edu/health-care/health-care-courses/Pages/vbhcd-intensive-seminars.aspx


Inscreva-se no canal e acompanhe 

os próximos vídeos sobre medicina e 

o sistema de saúde! 

    


Comentários